domingo, 14 de junho de 2015

Viagem à Terra Santa em 2014 - 12. Em 30 de Abril. Em Jericó. 12.4.

12.4. O teleférico de Jericó

Já falei noutro apontamento do teleférico de Jericó aquando da subida para o Monte da Tentação. O nosso regresso à cidade iria ser também de teleférico. Na subida, a ansiedade era tão grande, que me distraí a ver a paisagem. Queria tirar muitas fotografias, mas falhei nesse objetivo. E as que tirei não ficaram grande coisa. Agora, no regresso, queria compensar.

O percurso desde o Mosteiro até à plataforma do teleférico é cansativo, tanto mais que as pedras do chão e as rochas da encosta exalam ondas de calor.

Assim, a primeira preocupação seria comprar, na primeira oportunidade, água fresca ou um sumo natural de laranja.

Não tinha reparado que o teto do restaurante do teleférico é colorido, com desenhos e cores ao gosto árabe. E fui dar uma olhadela. É bonito. Se estivesse mais tempo na cidade, haveria de almoçar ou jantar ali.
 
 
Chegados à plataforma do teleférico, verifiquei que tinha agora disposição para observar tudo com mais cuidado, próprio de quem vê algo pela segunda vez.


Pode-se chegar até perto do local do restaurante de carro ou de autocarro, mas há sempre uma parte significativa do percurso que tem de ser feita a pé. Por isso, o melhor mesmo é utilizar o teleférico.

O teleférico de Jericó, foi construído em 1998, tem uma extensão de 1330 metros, tem 12 cabines para 8 pessoas e pode transportar 630 por hora. Entrou no Livro Guiness de Recordes como o teleférico mais longo abaixo do nível do mar. Acima do nível do mar haverá outros mais longos. Por exemplo o de Hong Kong, de Abardeen para o Ocean Park, tem 1.500 metros.


A operação de embarque para o regresso à cidade pareceu-me muito mais tranquila. As pessoas estavam menos ansiosas, havia menos gente a querer embarcar ao mesmo tempo e os funcionários não precisavam de gritar.

Para o nosso grupo seriam precisas nove cabines.


E chegou a nossa vez. A descida começou e, então sim, pude fazer uma série de fotografias. E ficaram quase todas boas. Reparei então que a maioria dos oásis verdes e bem cuidados que se viam lá em baixo eram de bananeiras.
 
 
 
 
 
 
E reparei também na extensa área da estação arqueológica onde os especialistas identificaram as diversas camadas que documentam o povoamento da cidade desde há dez mil anos.

 
 
 
 
 
 
Na cidade de Madaba há um mapa mosaico da Terra Santa, muito famoso, onde Jericó figura como cidade muralhada, com torres nas muralhas, aparecendo, no interior da cidade, a parte superior de um ou dois edifícios que parecem ser de igrejas. Esta representação assemelha-se muito à de uma cidade ou vila medieval europeia.

 
Imagem obtida a partir do mapa publicado pelo Guia American Express "Jerusalém e a Terra Santa" , p. 192.

Este mapa terá sido elaborado durante o império de Justiniano (527 a 565 d.c.). Assim, já foi depois desse tempo que as muralhas da cidade foram totalmente destruídas.

Outros dados interessantes na história de Jericó são que Marco António ofereceu a cidade de presente a Cleópatra e que esta a arrendou a Herodes, o Grande. Ele passava lá alguns meses do ano em que o clima é mais ameno do que noutros locais da Terra Santa. Sabe-se que tinha lá um soberbo palácio mas de que não resta pedra sobre pedra.

O sistema de irrigação da cidade, que tinha sido destruído após a saída dos cruzados no século XII, só voltou a ser restabelecido em 1920, facto que contribuiu muito para a fixação de residentes.

Em 1948 a cidade recebeu mais de 70.000 refugiados palestinianos. Hoje em dia tem apenas cerca de 20.000 habitantes.

A nossa cabine chegou à rampa de paragem. Saímos e fomos dar mais uma olhadela ao centro comercial.

 
 
 
Uma vez reunido o grupo, fomos encaminhados para o restaurante onde nos foi servido o almoço ao gosto da comida palestiniana.
 
 
 
 
O ambiente, quase ao ar livre, era simpático. A facilidade de ter rede de internet livre constituiu uma mais-valia considerável.

No fim do almoço gostei de trocar algumas palavras com o dono do restaurante que se despediu de nós à saída. Gostou muito que eu lhe tivesse agradecido a facilidade da internet.

A seguir retomámos o autocarro para continuar a nossa viagem, desta vez para o Mar Morto.

Sem comentários: