terça-feira, 18 de maio de 2010

O MOSTEIRO E O CARUNCHO

Nos passados dias 15 e 16 de Maio, decorreu, nas instalações do Seminário de Cucujães, o encontro anual e nacional da ARM (Associação Regina Mundi) que congrega os antigos alunos da Sociedade dos Missionários da Boa Nova.
Foi um interessante fim de semana de convívio, onde se reviveram rituais à moda antiga, como seja a romagem à Gruta de Nossa Senhora da Conceição, e pudemos reencontrar companheiros da nossa vivência dos onze anos e seguintes, marco temporal que, no meu caso, chegou aos dezassete. Em dois dias de sol radioso pudemos percorrer os claustros e corredores desse antigo Mosteiro Beneditino, situado no topo de uma colina, e ainda parcialmente rodeado por extensos prados verdejantes, onde são visíveis os sinais de uma antiga e próspera casa agrícola conventual.

O Seminário de Cucujães, antigo Mosteiro Beneditino

De toda a informação que foi prestada pela Direcção da ARM, foi particularmente interessante a actualização em relação ao projecto “ Um Sorriso para Ti”, uma feliz iniciativa para ajudar na escolaridade de crianças nas terras de missão.

Este projecto é simples.

Foi estimado que os custos anuais da escolaridade de uma criança na África profunda são cerca de cem euros. O exemplo foi tomado a partir da situação concreta de terras do interior de Moçambique. Ora, com cem euros anuais, é possível apadrinhar a formação de uma criança. O dinheiro é entregue aos Missionários locais que rigorosamente o aplicam nessa finalidade. Na reunião, foram projectadas as fotografias e os nomes das crianças que já estão a beneficiar do projecto. Já houve cerca de 110 adesões. Qualquer pessoa pode participar. Pretende-se estender esta meritória acção às terras de Angola e do interior do Brasil onde trabalham os Missionários da Noa Nova.

Neste tipo de encontros há sempre lugar a momentos nostálgicos quando encontramos pessoas que nos foram e são queridas, como seja, no meu caso, o meu prefeito do quinto ano, e professor, P. José Marques Gonçalves, um santo homem da Beira Interior (Orca – Fundão). Visivelmente desgastado pelo trabalho duro da missão no interior de Moçambique (Chiure) está agora em Portugal para tratamento. Desejo-lhe boas melhoras e uma rápida e completa recuperação para voltar para as terras que, com o coração, adoptou.

O P. José Marques

Por outro lado, dói-nos o coração ao passearmos pelos corredores, pátios e instalações, outrora repletas de alunos e agora vazias anos sucessivos e conservadas no limiar das possibilidades que a todo o custo tentam evitar a total decadência. Vejam este exemplo significativo.

A capela conventual encheu-se, subitamente, para a celebração da missa dominical dos armistas.

A Missa

Quando procurei um assento num dos bancos de madeira, fiquei surpreendido, pelos abundantes sinais do caruncho, prenúncio da degradação irreversível que os ainda poucos residentes tentam sustar.

O Seminário de Cucujães, outrora um fervilhante e próspero Mosteiro Beneditino, que, na segunda metade do século XX acolhia os numerosos alunos dos cursos de filosofia e teologia da Sociedade dos Missionários da Boa Nova, luta agora para não ser irreversivelmente tomado pelo caruncho.

O caruncho está activo e ninguém se preocupou em limpar os seus sinais

1 comentário:

Billy disse...

As melhoras ao Pe. José Marques!

Gostei muito de saber desse projecto da escolarização em África. Só 100 euros! Às vezes gastamos esse valor sem sequer pensar duas vezes e isso garante que uma criança vai à escola um ano inteiro...

Não queres pôr aqui um link ou mais informações para sabermos como participar nesse projecto?